About Kazuo Ohno
About Kazuo Ohno

©Bozzo

press to zoom
About Kazuo Ohno
About Kazuo Ohno

©Takuya Matsumi

press to zoom
About Kazuo Ohno
About Kazuo Ohno

©Takuya Matsumi

press to zoom
About Kazuo Ohno
About Kazuo Ohno

©Maria Baoli

press to zoom

Dança | TURNÊ | 2017

TAKAO KAWAGUCHI

Sobre Kazuo Ohno

Takao Kawaguchi é um dançarino e artista multimídia, e ex-membro do coletivo japonês Dumb Type. Ele nunca aprendeu a dançar butô. Ele nunca assistiu a nenhuma das apresentações de Kazuo Ohno, o lendário fundador da primordial "dança das trevas" japonesa. Ainda assim, isso é exatamente o objetivo dele: se tornar Kazuo Ohno. Em Sobre Kazuo Ohno, Kawaguchi procura, dentro do possível, copiar a dança do mestre, baseado somente no que ficou preservado em velhas fitas gravadas. Kawaguchi interroga a memória, sinceridade, e originalidade da cópia. Se trata de um tributo e de uma negação à essência do butô. Kawaguchi vê a dança de fora: ele se lança nos gestos e expressões de Kazuo Ohno, mas seu mundo interior se mantém fechado a ele. Ainda assim, o corpo do dançarino e o espírito do mestre gradualmente se fundem em uma forma fascinante. O mais próximo que uma cópia é do original, mais fundo é o abismo entre as duas. 

TAKAO KAWAGUCHI

Entrou para o coletivo Dumb Type em 1996. Mais tarde, no ano 2000, iniciou seu trabalho solo, e desde então tem explorado performances ao vivo cruzando as fronteiras do teatro, dança, artes visuais e artes plásticas, colaborando com artistas de diferentes disciplinas. Começou em 2008, uma série de performances solo com Uma vida perfeita, a sexta obra foi apresentada no 5º Festival Yebisu Eizo no Tokyo Metropolitan Museum of Photography, em 2013.  Recentemente ele abraçou o butô em A Dançarina Doente (2012) e Sobre Kazuo Ohno (2013). Tendo sido este último nomeado para o NYC Bessie Award, em 2016, e tendo apresentado em diversos teatros e festivais pelo mundo, como na Bienal Sesc de Dança (Campinas), Tanz im August (Berlim), Festival d’Automne (Paris), Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas), dentre outros. 

SOBRE KAZUO OHNO

Coreografia: Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata | Dança: Takao Kawaguchi | Dramaturgia e video: Naoto Iina | Figurino: Noriko Kitamura | Participação em vídeo: Yoshito Ohno | Design de luz: Nami Nakayama | Design de som: Noriaki Coda | Material de aqruivo cortesia Kazuo Ohno Dance Studio & Canta, Ltd

Produção no Brasil: prod.art.br | Diretores de produção: Ricardo Muniz Fernandes, Ricardo Frayha

Realização: Sesc São Paulo

Bienal Sesc de Dança

Campina, SP, Brasil

17/09/2017​