Estado Vegetal
Estado Vegetal

©Isabel Ortiz

press to zoom
Estado Vegetal
Estado Vegetal

©Isabel Ortiz

press to zoom
Estado Vegetal
Estado Vegetal

©Isabel Ortiz

press to zoom
Estado Vegetal
Estado Vegetal

©Fundación Teatro a Mil

press to zoom

Teatro | TURNÊ | 2018

MANUELA INFANTE

 

Estado Vegetal

Estado Vegetal é um monólogo polifônico, ramificado, exuberante, reiterativo, divisível e séssil. Sua protagonista é uma mulher, que não é um indivíduo; ela é uma multidão, um enxame. Não é uma peça de animais, é uma peça de vegetais. Com base no pensamento revolucionário do filósofo das plantas Michael Marder e do neurobiologista das plantas Stefano Mancuso, a exploração consiste em investigar as maneiras pelas quais novos conceitos, como inteligência das plantas, alma vegetativa ou comunicação das plantas, podem transformar nossa prática criativa. Se aceitarmos que as plantas têm outras formas de pensar, sentir, comunicar, outra maneira de ser inteligente, uma forma diferente de consciência e outra noção de tempo, talvez possamos ver nossas próprias noções de pensar, sentir, comunicar e estar consciente, transformadas. Nas palavras de Michael Marder, "reconhecer um "outro" válido nas plantas também está começando a reconhecer esse outro vegetal dentro de nós". Estado Vegetal dança incansavelmente em torno de um diálogo impossível, o de seres humanos e plantas. Um diálogo fracassado com a natureza que é, talvez, o nosso monólogo mais inato.

MANUELA INFANTE

É uma dramaturga, diretora, roteirista e musicista chilena. Entre 2001 e 2016 trabalhou como dramaturga e diretora na companhia Teatro de Chile. Em seu trabalho independente, estreou Fin, no Festival de Módena; What’s he building in there?, criada em residência artística no The Watermill Center, espaço de investigação de Bob Wilson; On the beach, com curadoria de Bob Wilson cuja estreia ocorreu no Barishnikov Arts Center em Nova York; e Don’t feed the humans, no Hebbel am Uffer em Berlim. Fora do Chile, seu trabalho já foi apresentado na Holanda, Irlanda, Espanha, Itália, Alemanha, Japão, EUA, México, Brasil, Peru e Argentina.

ESTADO VEGETAL

Direção: Manuela Infante | Dramaturgia: Manuela Infant, Marcela Salinas | Com: Marcela Salinas | Design: Rocío Hernández | Produção: Carmina Infante | Adereços: Ignacia Pizarro | Gravação de voz: Pol del Sur | Co-produção: NAVE Centro de Creación y Residencia, Fundación Internacional Teatro a Mil

Produção no Brasil: prod.art.br | Direção de produção: Ricardo Frayha, Ricardo Muniz Fernandes

Realização: Sesc São Paulo

Mirada Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas

Teatro Brás Cubas, Santos, SP, Brasil

14 e 15/09/2018