Ewelina Chora
Ewelina Chora

©Marta Ankiersztejn

press to zoom
Ewelina Chora
Ewelina Chora

©Marta Ankiersztejn

press to zoom
Ewelina Chora
Ewelina Chora

©Marta Ankiersztejn

press to zoom
Ewelina Chora
Ewelina Chora

©Marta Ankiersztejn

press to zoom
Ewelina Chora
Ewelina Chora

©Marta Ankiersztejn

press to zoom

Teatro | TURNÊ | 2016

ANNA KARASIŃSKA

TR WARSZAWA


Ewelina Chora

A diretora Anna Karasińska faz uso da especificidade do teatro para explorar o que significa ser você mesmo em um mundo onde a identidade é o produto de várias narrativas, muitas vezes conflitantes. O texto combina fantasias e opiniões recebidas por atores e atrizes, e a imagem que estes projetam na mídia. Os atores que participam da peça tentam interpretar eles mesmos como imaginados por outras pessoas. As visões e fantasias de outras pessoas são exercidas sobre o verdadeiro eu de cada ator. Incapazes de refutar o que está sendo dito a respeito deles, os atores permanecem presos em suas representações arbitrárias e incompletas. Como resultado desta multiplicidade de papéis, é difícil dizer quem está realmente dizendo as falas no palco.

 

A autora: “O projeto Ewelina Chora ganhou vida como um efeito colateral à minha participação no programa Teren TR (TR Território). Na ocasião eu achei natural prestar mais atenção em como o lugar e as pessoas me afetavam ao invés de trabalhar no projeto que eu tinha apresentado. Foi assim que um projeto totalmente novo nasceu: Ewelina conta a história do que estava acontecendo nos bastidores do meu trabalho, da minha reação ao teatro TR Warszawa. Ewelina Chora é um comentário sobre como a nossa participação no mundo das artes nos afeta, sobre o nosso desejo de satisfazer às expectativas, e sobre os outros conhecerem melhor quem nós somos”.

ANNA KARASIŃSKA

 

Anna Karasińska é diretora de teatro, cineasta e dramaturga, vista como um dos principais nomes da última geração de diretores de teatro na Polônia. Como tal, ela foi descrita como uma das principais defensoras do 'pós-teatro' ou 'auto-teatro'. Por meio do teatro, ela questiona os meios de comunicação entre os atores e o público, problematizando a hierarquia implícita entre intérprete e espectador em muitas apresentações convencionais de teatro. Dessa forma, ela desmascara os mecanismos de (re) produção de arte e como eles estão incorporados em um contexto institucional. Karasińska frequentou a Academia de Belas Artes Władysław Strzemiński em Łódź e a Faculdade de Filosofia da Universidade de Łódź, graduada na Faculdade de Direção da Escola Superior de Cinema, Televisão e Teatro Leon Schiller em Łódź. Seus curtas-metragens, filmes e documentários foram exibidos em várias dezenas de festivais ao redor do mundo, muitos dos quais ganharam prêmios internacionais. Ela estreou no teatro com sua produção original de Ewelina Chora, encenada em 2015 no TR Warszawa como parte do projeto TR Territory (Teren TR). Em 2016, por Ewelina Chora, Anna Karasińska ganhou o Prêmio Promocional Kazimierz Krzanowski no 51º Festival de Formações Teatrais KONTRAPUNKT. Em 2016, Karasińska dirigiu The Second Production no Teatr Polski em Poznań, seguido no mesmo ano por Birthday encenado como parte do micro-teatro de Komuna / Warszawa. Em 2017, ela também dirigiu outra peça original em TR Warszawa - The Fantasia, exibida no Festival de Teatro de Dublin em 2018. Em 2018, dirigiu o 2118. Karasińska no Nowy Teatr em Varsóvia. Nomeado para o Prêmio PASZPORTY POLITYKI no THEATRE em 2018.

EWELINA CHORA

Texto e direção: Anna Karasińska | Cooperação dramatúrgica: Magdalena Rydzewska | Coreografia: Marta Ziółek | Assistente de direção: Ewelina Pankowska | Elenco: Adam Woronowicz, Ewelina Pankowska, Maria Maj, Rafał Maćkowiak | Produção: TR Warszawa

 

Produção no Brasil: prod.art.br | Diretores de produção: Ricardo Muniz Fernandes, Ricardo Frayha | Diretor técnico: Julio Cesarini

Apresentado como parte da Semana do Teatro Polonês no Sesc Belenzinho


Realização: Sesc São Paulo, Instituto Adam Mickiewicz atuando sob a marca Culture.pl

Sesc Belenzinho

São Paulo, SP,  Brasil

25 e 26/10/2016