RICARDO FRAYHA
produtor
Instalação | CRIAÇÃO | 2018
​
MAPA TEATRO
​
Topografías: Utopias y Distopias
Numa selva cenográfica, um cinema drive-in abandonado exibe filmes antigos de ficção científica diante de um carro dos anos 1940 e duas carcaças de automóveis. A instalação do Mapa Teatro faz pensar no abismo entre as utopias e distopias de ontem e hoje, ecoando a reflexão da peça La despedida, que o grupo apresentou no Festival Mirada em 2018.
​
​
MAPA TEATRO
​
O Mapa Teatro é um laboratório de artistas dedicado à criação transdisciplinar. Sediado em Bogotá desde 1986, o Mapa Teatro foi fundado em Paris em 1984 por Heidi, Elizabeth e Rolf Abderhalden, artistas visuais e de teatro da Colômbia. Desde a sua criação, o Mapa Teatro construiu uma cartografia no meio das artes vivas, um espaço propício para transgredir - fronteiras geográficas, linguísticas, artísticas - e encenar questões locais e globais por meio de várias operações de "montagem de pensamentos". Um espaço de migração, onde mito, história e atualidade existem continuamente; esferas íntimas e públicas; linguagens artísticas (teatro, ópera, cabaré, rádio, instalações de som e vídeo, intervenções urbanas, ações e conferências performáticas); autores e épocas (Ésquilo, Müller, Shakespeare, Sarah Kane, Antonio Rodriguez, Händl Klaus); geografias e idiomas (La Noche / Nuit em francês e espanhol; Muelle Oeste em russo, Un señor muy viejo con una alas enormes em tamul; De Mortibus em inglês, espanhol e francês; voz, imagem e movimento (Psicosis 4:48, Simplemente complicado); memória e cidade (Proyecto Prometeo, La limpieza de los Establos de Augías, Testigo de las Ruinas, Cartografías movedizas); voz, música e eletrônica ao vivo (Simplemente complicado, Historia de amor, La flauta mágica, Orfeo) simulação e realidade (Exxxtrañas Amazonas, Trans/posiciones), documento e ficção, poética e política (Horacio, Los Santos inocentes, Discurso de un Hombre Decente y Los incontados: un tríptico). Daí o interesse do Mapa Teatro nos processos e eventos criativos "in vivo"; na tradução e transposição de escritos e partituras cênicas; e na operação de reunir documentação, arquivos e ficções. Nos últimos anos, o Mapa Teatro concentrou-se particularmente na produção de eventos político-poéticos através da construção de etno-ficções e da criação efêmera de comunidades experimentais. O Mapa Teatro gera processos de investigação e pesquisa artística, desenvolvidas em diversas esferas e cenários de uma realidade colombiana. São laboratórios de imaginação social.
​
​
TOPOGRAFÍAS: UTOPIAS Y DISTOPIAS
​
Concepção e design: Mapa Teatro e Renato Bolelli Rebouças | Direção técnica: Julio Cesarini | Equipe de coordenação Mapa Teatro: Jean François Dubois, José Ignacio Rincón, Santiago Sepúlveda | Coordenação de luz: Patricia Savoy, Igor Sane | Coordenação audiovisual: Rodrigo Gava | Cenotecnia: André Rossaneis, Enrique Casas, Fernando Zimolo, Lara Bordin, Rafael Alcântara, Wanderley Wagner da Silva | Produção: Performas Produções, prod.art.br | Direção de produção: Andrea Caruso Saturnino, Ricardo Muniz Fernandes e Ricardo Frayha
​
Realização: Sesc São Paulo
Mirada Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas
Sesc Santos, Santos, SP, Brasil
05 a 15/09/2018